O futebol europeu será amplamente representado no novo Mundial de Clubes da FIFA 2025, com doze equipes de sete países diferentes. Com algumas das maiores potências do futebol mundial, a UEFA chega à competição com um grupo de clubes altamente competitivos e acostumados a brigar por títulos internacionais.
No mapa acima, você pode conferir a distribuição dos clubes europeus na competição. No texto a seguir, detalhamos os representantes da UEFA — que é a união das associações Europeias de futebol —, como se classificaram e quais desafios encontrarão pelo caminho.
Todas as informações foram individualmente analizadas e organizadas com base nos dados presentes no site oficial da entidade que comanda o futebol mundial (FIFA).
A UEFA contará com doze clubes no torneio, sendo três classificados como campeões continentais e nove via ranking da FIFA.
Três clubes garantiram vaga ao conquistar a UEFA Champions League entre 2021 e 2024:
O Real Madrid, por já ter se classificado anteriormente pelo título da edição 2021-22, teria vaga assegurada de qualquer forma, abrindo espaço para mais um clube europeu via ranking.
Outros nove times conquistaram vaga pelo ranking da FIFA, baseado no desempenho acumulado em competições continentais nos últimos anos:
A presença dessas equipes fortalece ainda mais a delegação europeia no torneio, garantindo que os clubes mais regulares do continente nos últimos anos tenham a oportunidade de brigar pelo título.
Com um histórico amplamente favorável no torneio, os clubes europeus entram no Mundial com um nível de competitividade muito alto. O Manchester City, atual campeão europeu, o Real Madrid, maior vencedor da história da competição, e o Bayern de Munique, com seu histórico de sucesso, aparecem como fortes candidatos.
Entretanto, o formato inédito do torneio trará novos desafios e exigirá regularidade ao longo da competição, e embora a Europa tenha uma forte chance de manter sua hegemonia, a disputa promete ser intensa.