A CONMEBOL Libertadores 2025 já começou e, como sempre, os principais clubes da América do Sul estão prontos para disputar a Glória Eterna. Mas, além da emoção do torneio, é interessante analisar como cada país está representado na competição e como isso mudou em relação à temporada anterior.
Os dados apresentados a seguir e no mapa acima foram reunidos com base em informações analisadas a partir de fontes oficiais da CONMEBOL, incluindo o site da própria confederação e seus canais nas redes sociais.
O Brasil continua dominando a principal competição do futebol sul-americano de clubes, mantendo 8 times na edição de 2025 do torneio. Essa forte representatividade destaca a força do futebol brasileiro, sua infraestrutura e a competitividade de seus campeonatos internos, em especial o Brasileirão.
Além disso, os clubes brasileiros têm sido praticamente imbatíveis na Libertadores, conquistando 6 títulos consecutivos desde 2019. Com equipes de alto nível chegando constantemente às fases decisivas, o Brasil segue sendo a referência de sucesso na competição.
Como mostrado no mapa, além do domínio brasileiro, a Argentina vem logo atrás com 7 equipes, conquistando uma vaga extra em relação a 2024, o que reforça sua importância histórica na competição.
No outro extremo, Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru e Venezuela possuem cada um 4 times na competição. Embora esses países continuem tendo presença na Libertadores, ainda ficam atrás dos dois gigantes do futebol sul-americano, Brasil e Argentina, em termos de quantidade de equipes e principalmente em títulos conquistados.
A Argentina foi o único país que ganhou uma vaga extra, aumentando sua participação de 6 times em 2024 para 7 em 2025.
O Equador, por outro lado, perdeu uma equipe, reduzindo sua presença de 5 times em 2024 para 4 em 2025.
O domínio dos clubes brasileiros e argentinos sugere que a Libertadores pode, mais uma vez, ter uma forte presença dessas duas nações nas fases finais do torneio. No entanto, surpresas sempre fazem parte do futebol, e os clubes de países com menos representantes certamente buscarão desafiar essa hierarquia estabelecida.
Confira abaixo quais times disputarão esta nova edição da Libertadores, incluindo aqueles que disputaram a Fase 2 (também conhecida como "pré-Libertadores") da competição: