Vencer a Copa do Mundo FIFA é a glória máxima do futebol. Apenas um seleto grupo de países conseguiu alcançar esse feito, e alguns deles se destacaram ao conquistar o troféu múltiplas vezes.
Os dados apresentados no mapa acima e detalhados a seguir foram individualmente analisados e organizados com base no site oficial da FIFA, considerando todas as edições da Copa do Mundo masculina (1930—2022).
A Seleção Brasileira é a maior campeã da história da Copa do Mundo. Com um futebol arte e jogadores lendários como Pelé, Ronaldo e Romário, o Brasil conquistou títulos em todas as épocas e continua sendo uma das forças do torneio.
Vezes em que o Brasil foi campeão do mundo:
A Alemanha sempre foi sinônimo de competitividade. Com um estilo de jogo disciplinado e eficiente, a seleção conquistou quatro títulos, incluindo o mais recente em 2014, quando derrotou a Argentina com um gol de Götze na prorrogação.
Vezes em que a Alemanha foi campeã do mundo:
Obs.: Os títulos da Alemanha Ocidental (1954, 1974 e 1990) e da Alemanha reunificada (2014) foram somados.
A Itália é conhecida por sua forte defesa e jogo tático. Os italianos foram bicampeões nas primeiras Copas e voltaram ao topo em 1982 e 2006, esta última vencida nos pênaltis contra a França.
Vezes em que a Itália foi campeã do mundo:
A Argentina brilhou em 1978, quando foi campeã em casa, e em 1986, com Maradona comandando a equipe. O terceiro título veio em 2022, com Messi liderando a Albiceleste em uma final épica contra a França.
O Uruguai foi o primeiro campeão da Copa do Mundo ao vencer em casa a Argentina em 1930, e protagonizou o inesquecível Maracanazo de 1950, derrotando o Brasil no Rio de Janeiro.
A França conquistou seu primeiro título em casa, em 1998, com Zidane como destaque. Vinte anos depois, levantou a taça novamente em 2018, com Mbappé brilhando na final contra a Croácia.
A Inglaterra conquistou seu único título em 1966, jogando em casa e vencendo a Alemanha na final, em um jogo polêmico decidido na prorrogação.
A Espanha dominou o futebol mundial no início dos anos 2010 e conquistou a Copa do Mundo em 2010, na África do Sul, com um futebol de posse de bola e o gol decisivo de Iniesta na final contra a Holanda.
As seleções campeãs seguem sendo favoritas, mas sempre há espaço para surpresas. Será que algum novo país entrará para essa lista no futuro? Compartilhe sua opinião abaixo: